Thursday
Sep222016

Principais Festas e Rituais

Banho da prosperidade:

            Costume que vem dos países da Europa central, principalmente Hungria e Áustria.

            Logo que o bebê cigano nasce, geralmente ainda na primeira semana de vida, é preparado o banho da prosperidade ou o banho da sorte para o pequeno cigano ou cigana. Os preparativos são realizados pela mãe do bebê e pelas demais mulheres do clã, pois um bebê representa para todos a garantia da continuidade de seu povo.

 

O RITUAL: Após um rápido banho de higiene, o bebê é transferido para outra bacia contendo água pura, as jóias de família, pétalas de rosas brancas e algumas gotas de mel.

A água pura simboliza a própria vida, traduzindo o sentido da purificação, da limpeza natural do corpo físico e do corpo áurico e do livramento das faltas cometidas no passado.

As jóias significam o desejo de que o bebê seja rico, próspero e bem sucedido financeiramente.

As pétalas de rosas brancas expressam a vontade de que o bebê tenha uma vida bela, perfumada. Bem sucedida no amor, e repleta de paz (o branco).

As gotas de mel traduzem o desejo de que aquele novo ser tenha uma vida tranqüila, doce, livre de sofrimentos e dores, com saúde.

            Enquanto o bebê é banhado por sua mãe, as mulheres rezam, especialmente a mãe do bebê, velhas orações herdadas dos antepassados. O clima é de muita alegria. Vida longa, rica e próspera, cheia de amor e paz sustentada por uma saúde perfeita é o significado abrangente do banho da prosperidade.

            Após o banho todos se reúnem para dançar, comer, beber e cantar, felizes por terem cumprido mais uma vez um ritual talvez milenar, de desejos positivos ao pequeno ser, nas mãos do qual se deposita a esperança da continuidade do clã e do próprio povo cigano.

 

 

 

O nome:

            Em geral, um cigano possui três nomes: o primeiro, que só ele e sua mãe conhecem; o segundo, como ele é chamado pelos ciganos do clã; e o terceiro, como é chamado pelos gajons.

            O primeiro nome, absolutamente secreto, é escolhido pela mãe e soprado em seus ouvidos na ocasião da primeira mamada. Este nome somente é conhecido por sua mãe, não sendo registrado ou comentado com ninguém. Somente aos sete anos de idade a pessoa passa a conhecê-lo, mas nunca o revela a ninguém. O povo cigano acredita que este nome é a ligação espiritual entre a mãe e seu bebê, e é usado apenas em situações bastante difíceis ou complicadas, em apelo especial de proteção.

 

 

A Slava:

            Toda criança cigana possui um santo protetor escolhido por seus pais. A escolha do santo é feita por algum aviso recebido em sonho, como homenagem por alguma graça recebida, ou através de alguma mensagem que soe como um aviso.

            Todos os anos, no dia do santo protetor, a família promove uma festa em homenagem ao santo. Os pais prosseguem com esta obrigação durante toda a vida do filho e, quando eles morrem, cabe ao filho prosseguir da mesma maneira com a cerimônia anual, enquanto viver.

            Esta festa é conhecida como slava e para ela são convidados os parentes e amigos mais chegados.

            A festa começa pontualmente às doze horas, com os pais, a criança e os convidados reunidos em torno da mesa onde serão servidas as bebidas, a comida, as frutas e o vinho. No centro da mesa é colocada a imagem do santo protetor, uma vela enfeitada de flores, um pão redondo e uma garrafa de vinho. Logo após acender a vela, que dá início à festa, o pai e a criança, frente a frente na cabeceira da mesa, começam a girar o pão recitando preces de agradecimento. Um parente próximo então derrama um pouco de vinho em quatro partes do pão, que serão beijadas pelo pai e pela criança. O pão em seguida é partido ao meio e recolocado no centro da mesa. Às dezoito horas, os pais renovam os agradecimentos e reforçam os pedidos ao santo, apagando a vela com um pedaço de pão bento.

            Depois disso, todos comem, bebem, cantam e dançam em louvor à criança e ao santo protetor.

 

 

A cerimônia do Noivado:

            Antigamente, o compromisso matrimonial era firmado quando os filhos eram bem pequenos, muitas vezes quando as mães ainda estavam grávidas. Com o passar do tempo este costume foi se perdendo, mas ainda nos dias atuais é possível encontrarmos noivos que só passam a se conhecer no dia do casamento.

            Segundo a tradição, a festa de noivado era realizada com a troca de punhais comprados pelas famílias dos noivos. O punhal da noiva era mais enfeitado com pedrarias e feminino, e o do noivo mais discreto. Após a confirmação do noivado, os punhais eram guardados cuidadosamente até o dia do casamento quando voltariam a ser usados na parte mais importante do casamento.

            Quando o compromisso de matrimônio era firmado entre as famílias, os pais dos noivos compravam uma garrafa da mais fina champanhe ou vinho da melhor qualidade e embrulhavam a garrafa em um lenço de seda vermelho. No dia do noivado a bebida era servida para brindar os noivos e o punhal da noiva guardado nesse mesmo lenço vermelho até o dia das bodas.

            O noivo presenteia a noiva com o kepara, cordão de ouro que simboliza o compromisso de noivado. Caso seja rompido o compromisso, o que raramente acontece, o kepara é retirado e devolvido à família do noivo, pois em geral é jóia de alto valor.

            No dia do noivado os pais da noiva fixam o valor a ser pago como dote no dia do casamento pelos pais do noivo. A quantia é baseada nas qualidades da moça, em sua beleza e em seus conhecimentos e habilidades para bem administrar o futuro lar. Quanto mais prendada e bonita for a jovem, maior será o valor do dote. Esta importância a ser paga, em geral em moedas de ouro, não é encarada como compra da noiva, mas como uma retribuição pelos gastos futuros e proteção dada à noiva pela família do noivo, pois depois de casados, manda a tradição que residam com os familiares do noivo de um a três anos. Este tempo é fixado para que a jovem esposa se adapte à sua nova família, aprendendo todos os gostos e hábitos de seu marido. Ela deverá tratar os sogros como sua verdadeira família, como pai e mãe, sendo tratada como uma filha. Deverá responder obedientemente à sogra e ao sogro, além do marido é claro. É sua obrigação zelar pela casa e responder integralmente por ela na ausência da sogra. No entanto, se ela for espancada ou mal tratada pela sogra, poderá retornar ao lar paterno, não sendo sua família obrigada a devolver o dote recebido na ocasião do casamento.

            Com o nascimento do primeiro filho, o casal poderá deixar a casa de seus pais e seguir o rumo que desejar, com uma exceção. Caso o jovem seja o filho caçula, deverá permanecer morando com seus pais e esposa, cuidando deles em todas as suas necessidades até o final de seus dias, e ele será o maior beneficiário dos bens paternos, herdando a casa em que estiver morando e todos os bens nela existentes. O restante do patrimônio dos pais será dividido entre os outros filhos.

 

 

O Casamento:

            A festa de casamento é uma das mais bonitas quando realizada segundo as tradições. Alegre, colorida e muito concorrida, ela pode durar vários dias, principalmente se os pais do noivo forem ricos, pois são eles que arcam com as devidas despesas.

            Cabe à família do noivo arranjar o local para a festa, as acomodações para os convidados, especialmente os que vierem de longe, e todas as custas das comidas e bebidas, que devem ser fartas e de excelente qualidade. A festa de casamento é uma das raras oportunidades de um cigano mostrar seu poderio econômico, motivo de vaidade familiar e pessoal. Os pais do noivo também mandam confeccionar os trajes dos noivos, inclusive a da noiva, sendo a vestimenta a melhor maneira da demonstração da riqueza dos futuros sogros. O vestido da noiva, na cor vermelha, deve ser de tecidos caros como seda, o brocado e as rendas, bordados com fios de preferência de ouro e ela deve comparecer à cerimônia usando as principais jóias da família e as presenteadas pelos pais do noivo, que devem exceder em valor e beleza as primeiras. Prendendo parte dos cabelos a noiva traz nos cabelos o lenço vermelho, também rico e com aplicações em ouro. O noivo se casa também de vermelho como cor principal, podendo usar o branco como cor complementar. Ele usa cordões de ouro no pescoço e sobre a faixa vermelha de seda enrolada na cintura correntes com moedas de ouro. Os pais dos noivos e os convidados usam seus melhores trajes e jóias.

            A bênção nupcial ou consagração do casamento é oficiada pelo patriarca do clã, um leigo (os ciganos não possuem sacerdotes), investido de autoridade para tal.

            É armado um altar próximo à tenda principal, ornamentado com flores, especialmente rosas vermelhas e brancas, e sobre ele colocada a imagem de Santa Sara e do santo protetor. Velas de várias cores são acesas ao lado de taças com água e vinho, significando a luz, a vida e a alegria, respectivamente e de braseiros junto ao altar evola a fumaça de incensos purificando o ar de qualquer energia negativa que possa estar presente. Peças de ouro e jóias permanecem em um pequeno baú sobre o altar, expressando o desejo de que os noivos sejam prósperos e não passem necessidades. Frutas, doces e trigo completam a decoração, traduzindo os votos de fartura para o jovem casal e que nunca faltem alimentos m sua tenda.

            É iniciada a cerimônia. O oficiante posta-se diante do altar e os noivos colocam-se frente a frente, diante dele, cercados pelos parentes e convidados, que silenciosamente testemunham o rito matrimonial. Entre rezas e invocações, o oficiante segura os punhais trocados por ocasião do noivado, sendo o lenço vermelho de seda atado ao punho dos noivos por um parente próximo. Através do lenço, o punhal da noiva realiza um pequeno corte no punho do noivo e vice-versa. Este é um momento simbólico do ritual quando o sangue dos noivos se mistura significando que eles estão unidos para sempre. Desatado o lenço os punhais são guardados juntos no mesmo lenço vermelho pelo casal, num local reservado e secreto da tenda para que tenha união e entendimento enquanto durarem suas vidas. Os ciganos não casam pensando em separação, mas em união eterna.

            Realizado o ato com os punhais, um pequeno pedaço de pão com um pouco de sal é oferecido aos noivos para que comam, simbolizando o alimento e o sabor. O pão, o alimento, a união duradoura do casal, e o sal, o sabor, a capacidade de superarem as agruras e dissabores pelo amor de um pelo outro. Enquanto o pão nutrir e o sal tiver sabor, o casal permanecerá unido.

            Finalmente, chega o final da cerimônia. Uma taça de cristal com vinho é oferecida aos noivos. Primeiro bebe a noiva e depois o noivo, que em seguida atira a taça ao chão para que se quebre. A taça deve ser do mais fino cristal para simbolizar a vida transparente do casal, onde o amor deve imperar acima de tudo. O vinho traduz a alegria e a felicidade, que envolve os jovens e a quebra da taça o desejo de que nada abale a união do casal, que deve ser perfeita, harmoniosa e forte apesar de toda a fragilidade de uma união. Caso a taça não quebre, isto traduz um sinal de mau agouro ou que a união poderá se desfazer. Nesse caso, o noivo pisa fortemente na taça para esmigalhá-la, expressando e dizendo publicamente que ele e sua mulher estarão juntos para sempre apesar de qualquer adversidade ou contratempo. O simbolismo do cristal é ainda mais rico, pois seus pedaços não podem ser rejuntados, ou colados uma vez quebrado, pois ficam estilhaçados, não oferecendo a menor possibilidade de recuperação. Assim deve ser o casal cigano: lindo, transparente, firme e sólido, apesar da extraordinária fragilidade humana e seus vínculos.

            Novas orações e pedidos da proteção de Deus para os noivos e cerimônia em si termina, mas a festa ainda tem de aguardar mais um momento precioso e sério, quando a virgindade da noiva, agora esposa, será verificada pelas mulheres mais importantes do clã. Quando a jovem esposa passa pelo teste, verificando-se que ela ainda é virgem, as mulheres e a recém-casada saem da tenda com ar de triunfo, sendo o fato participado a todos, e a festa pode começar.

            Começa enfim a festa propriamente dita, com muita música, danças, comidas e bebidas. Fogueiras são acesas e uma contagiante felicidade toma conta de tudo. A festa de casamento e sua cerimônia é, sem dúvida, a maior expressão da exaltação cigana da amorosa natureza deste povo, da entrega incondicional de um homem à sua mulher e desta mulher a seu homem.

 

 

 

 

Monday
Aug222016

A primeira vogal do seu nome:

Além dos cálculos feitos com base em nosso nome inteiro, a primeira vogal também tem vital importância em nossa vida. Ela mostra nossa individualidade, dentro do contexto da análise numerológica completa. Se há mais de três vogais iguais à primeira no nome inteiro, a qualidade dessa vogal é aumentada. Indica que suas correspondentes características existem em demasia, e que a pessoa deverá estar atenta e verificar a necessidade de refreá-las.

            Os antigos consideravam as vogais como elementos sagrados do alfabeto. Pensavam que a primeira vogal era a vibração sob a qual a alma entrava no corpo.

            Há três coisas a serem consideradas ao ler a primeira vogal do seu nome:

-          O significado da vogal em si

-          Quantas vogais iguais existem no nome inteiro

-          O que, se houver, precede essa vogal.

 

Veja então, que qualidades sua primeira vogal lhe proporciona. 

 

A = 1

Com valor numérico de um, é mental em aspecto, mas também emocional, pois traz consigo muito sentimento. Você é progressista, corajoso, independente, original, curioso e interessado em pesquisas. Tendo espírito pioneiro, empurra os outros para frente. Está sempre interessado em ideias novas, mas prefere que elas venham de sua mente fértil do que de outra, porque gosta de ser criativo. Tem prazer em sentir-se diferente. Defenderá o seu ponto de vista mesmo que o mundo inteiro se oponha a ele. Já que se recusa a ser dirigido, aceita conselhos apenas quando eles coincidem com aquilo que já acredita ou que simplesmente confirma sua própria opinião. A atrai novos contatos, novas oportunidades e novas situações que envolvam mudanças. Deve evitar mostrar-se dominador, teimoso e dono de falso orgulho.

 

E = 5

            Ama a mudança, a aventura, viagens e interesses novos. Deseja liberdade acima de tudo para desenvolver-se, mas não deve romper as regras para obtê-la. É inquieto, nervoso, detesta rotinas e pormenores. Muitos problemas acontecem devido à sua precipitação. O contato com o público lhe traz satisfação e é um ótimo vendedor, tanto de suas ideias quanto de sua própria imagem, mas deve ter cuidado para não causar flutuações financeiras, estando uma hora bem, outra não.

            Terá muitas condições, oportunidades, vida agitada e problemas excitantes. Portanto, deve se conservar atualizado, porque poderá enfrentar o inesperado, momentaneamente. Deve aprender a dominar tentações ou excessiva permissividade, especialmente em relação ao sexo oposto. É versátil e possui habilidade de aprender facilmente, mas poderá ser nervoso e temperamental. Deve cultivar a concentração e a persistência e resguardar-se contra a tendência aos jogos e bebida.

 

 

I = 9

Deve cultivar o amor e a compreensão universais. É intenso, intuitivo, emocional, interessado em artes, drama e/ou ciências, e tem muita energia vital. É a lei dentro de si mesmo. Ou é tranquilo, enérgico e sabe ajudar, ou extravagante e egoísta. Um I é quase sempre indiferente ou aborrecido, embora tenha muitos talentos.

            Não gosta de mudanças porque não gosta de tentar nada novo. O coração e a paixão governam a mente do I. Se for bem desenvolvido, é bondoso e gosta de servir à humanidade; se não, é autocentralizado e autoindulgente. A vogal I atrai fortuna e proteção. Tem capacidade para compreender as necessidades dos outros, e assim pode pavimentar a estrada para o sucesso e a fortuna. Se I fracassar, será devido a excesso de otimismo, que o levará a cometer erros. Se seu senso intuitivo for desenvolvido, terá talento criativo. Deve evitar mostrar-se mal-humorado, porque isso poderá levar à perda de oportunidades.

O = 6

            Com o valor numérico de seis, é mais feliz quando dá conselhos aos outros, fazendo-lhes recomendações. O é franco, metódico, gosta de ser útil, e é, essencialmente, professor, pai ou mãe. Acredita na lei, no sistema e na ordem.

Precisa de responsabilidade para sentir-se importante. Ama o lar e a família e busca uma oportunidade para brilhar no meio a que pertence. Deve evitar discussões, embora goste de tentar convencer os outros de que tem razão. Se houver necessidade de discussão, terá o cuidado de fazê-lo com muito tato. Excelente anfitrião, gosta de receber. Aprecia um lar belo e harmonioso e precisa de ambientes requintados para se sentir à vontade.

 

 

U = 3

            Com valor numérico de três, é uma pessoa despreocupada, jovial e feliz, com uma mente universal, capaz de grandes ideias e de um amplo ponto de vista. Adora acumular coisas materiais. Gosta de contatos sociais, festas, de angariar e cultivar amigos. Muitas pessoas gostam de você, e é bom amigo, em retorno. É amante da natureza e gostaria de fazer com que as flores e plantas crescessem profusamente. Estudioso e analista, busca a autoexpressão no falar, escrever ou agir. Costuma deixar-se levar pela emoção. Artístico e versátil, deve dirigir seus esforços com força de vontade férrea para combater sua tendência a fazer diversas coisas ao mesmo tempo, dispersando seus talentos.

 

            Embora o Y seja considerado consoante, em nossa língua tem sempre o som de I. Por isso, iremos analisá-lo como vogal.

 

Y = 7

            É introspectivo e intuitivo, e melhor seria que aprendesse a seguir seus pressentimentos. Sua força é intelectual e lógica. Está ligado à natureza e tem dificuldade em expressar-se livremente. Busca a perfeição e a sabedoria. Com sua disposição para o segredo, pode guardar muitas coisas para si mesmo, mas recusa partilhar seus segredos com amigos, pois é retraído e tímido, escondendo seus sentimentos. Gosta de passar algum tempo sozinho, em quietude e reflexão. Admira as atividades intelectuais e a coragem mental. Deve aprender a ser discriminador, de outra maneira poderá ser enganado pelas aparências.

 

 

 

 

Wednesday
Aug102016

Grupo do quartzo

As pedras do grupo do quartzo são bastante conhecidas e apreciadas. Acredito que a ametista seja a preferida entre elas, mas o quartzo róseo, o quartzo azul, o verde, o cristal de quartzo e o fumê, além das ágatas, do citrino, do jaspe e das opalas, também merecem um lugar de destaque na mineralogia e na cristalterapia.

Hoje falaremos dos primeiros, quartzos macrocristalinos e irregulares, formados por óxido de silício (SiO2), de dureza de Mohs 7 e portanto, pedras bastante duras.

- Quartzo róseo:

Recebe esse nome devido à sua cor e, assim como a ametista, pode empalidecer se exposto à luz direta do sol por longo tempo. Seu maior fornecedor é o Brasil, mas também é encontrado na Índia, Estados Unidos e Madagascar. É a pedra fundamental do chakra cardíaco, chakra responsável pela forma como digerimos nossas emoções. Cuida do equilíbrio afetivo, da harmonia, elimina a angústia, a depressão, aumentando a autoestima. É a pedra dos afetos puros, do amor incondicional, e deve estar presente em qualquer situação em que se queira recuperar e manter a harmonia. Reduz a agressividade, a mágoa e a ansiedade. É também um excelente calmante, diminuindo a insônia e proporcionando um sono tranquilo e relaxante. Ensina o poder do perdão e desperta o amor espiritual. Em casos de angústia e depressão, pode ser carregado no peito, preso à roupa, no cordão ou no bolso da camisa. E é sempre um ótimo presente; dê quartzos róseos a quem você conhece e melhore a relação entre as pessoas.

Se colocado no ambiente, traz uma sensação de paz e tranqüilidade, despertando bons sentimentos e facilitando a convivência e o companheirismo. Além disso, é analgésico: alivia qualquer situação de dor, física ou emocional. Também é chamado de “pedra do colo” porque traz uma sensação de conforto e consolo a quem o segura nas mãos.

 

- Quartzo azul:

Normalmente de um azul turvo, escuro, é encontrado na Escandinávia, Áustria, na África do Sul e no Brasil. Elimina as interferências e inadequações nas comunicações, facilitando a fluência de expressão. É muito bom para ser usado nos ambientes onde as pessoas não se entendem, dando a impressão de que cada um fala uma língua. Ou por aquelas pessoas que encontram uma inadequação na sua fluência de expressão, ou seja, têm a sensação de isolamento, de que não conseguem se fazer entender, de que falam uma coisa e as pessoas entendem outra, ou de que pensam uma coisa e no final acabam falando outra, ou de que o mundo não as compreende.

 

- Quartzo verde:

Também chamado de Aventurina ou Quartzo Aventurino, foi encontrado casualmente por volta de 1700, e tem suas jazidas mais importantes na Índia, Rússia e Brasil. É a pedra da cura por excelência. Embora todas as pedras verdes tenham grande poder curativo, o quartzo verde é considerado o principal ativador da cura, porque fortalece o tecido muscular e o sangue,além de ajudar a solucionar problemas respiratórios como asma, bronquite, enfisema, rinite e sinusite. É antibacteriogênico, pois impede a proliferação de bactérias, devendo ser utilizado em qualquer processo infeccioso.

Além do seu uso físico, o quartzo verde ou aventurina promove a independência, libera a ansiedade e o medo, acalma os sentimentos ruins, unindo mente, corpo e espírito. Cuida das relações de simpatia e antipatia entre as pessoas, equilibrando os relacionamentos.

As pessoas com distúrbios de pressão arterial, seja alta ou baixa, se usarem um quartzo verde e um quartzo rosa juntos, na região do chakra cardíaco preso num cordão ou à roupa, com certeza terão sua pressão equilibrada.

 

- Cristal de quartzo:

Transparente, seu nome cristal deriva de krystallos – palavra grega que significa gelo – pois na Antiguidade, acreditava-se que o cristal de quartzo ou cristal de rocha era um gelo eterno. É encontrado por todo o mundo e já era conhecido pelos atlantes e lemurianos há muitos mil anos atrás.

Pode ser usado em qualquer Chakra, substituindo qualquer pedra, e em qualquer situação, pois reúne em si todas as cores do espectro solar, e proporciona clareza, harmonia e equilíbrio. O cristal de quartzo é a manifestação mais pura da energia e da luz no plano físico, e porque seus átomos estão em perfeita harmonia, podem permitir a expansão da luz em forma sólida. Os cristais absorvem, transformam, amplificam e distribuem toda energia necessária ao homem, fazendo alterações nas moléculas a nível físico, mental e emocional.

 

- Quartzo fumê:

Recebe este nome devido à sua cor enfumaçada, podendo ser acinzentado, em tons de marrom ou mesmo preto. Pode ser encontrado por toda parte. Ajuda a aumentar a percepção interior, harmonizando nosso Eu interior com o Eu exterior. O quartzo fumê encoraja para experiências novas e dissipa bloqueios do subconsciente. Pode ser colocado próximo a quem medita e/ou relaxa para que a pessoa não se desligue em demasia. Quem está precisando de chão, ou seja, precisando enxergar a vida de uma maneira mais real, poderá usar um cristal fumê no bolso ou como pingente. Só não deverá usá-lo dessa forma por muito tempo, pois como o cristal fumê trabalha a energia do chakra básico, seu uso continuado no chakra laríngeo ou cardíaco poderá causar tensão ou hiperatividade.

            As ágatas, o jaspe e as opalas ficarão para uma próxima oportunidade. E não esqueça: dê pedras de presente e espalhe-as em seu ambiente, pois elas trabalham a nosso favor todo o tempo.

                                                                                                 Luz e paz,

 

 

Tuesday
Jul192016

Turquesa

 O nome turquesa significa “pedra turca” porque antigamente a rota comercial que a trazia para a Europa passava pela Turquia. Também é chamada calaíta, palavra grega que significa “pedra bonita”, mas este termo não é muito usado. É conhecida ainda como “Fairuz” pelos árabes, que significa pedra da sorte e pedra-de-Vênus. Sua cor varia do azul-celeste, a mais valiosa, ao verde-azulado ou verde-amarelado. Os tons azuis são devidos ao cobre e os verdes, à presença de pequenas quantidades de ferro, apesar de ser composta por fosfato de alumínio, potássio e cobre. É bastante comum encontrar-se a turquesa unida à malaquita e à crisocola, como se fossem uma única pedra.

            É uma pedra de dureza média, classificada na escala de Mohs como 5-6. Por isso, é preciso ter cuidado ao deixá-la mergulhada em água. Não se deve exceder as três horas recomendadas para a limpeza. Inclusive, os anéis de turquesa devem ser retirados antes de lavar as mãos, pois a pedra pode sofrer modificação quando em contato com produtos químicos. É bastante frágil, sensível à luz solar, suor, cosméticos e calor.

            A cor azul pura é rara, a maioria contém matizes de azul-turquesa, isto é, veios que podem ser pardos, cinzentos ou negros. Normalmente se apresenta em massas densas com fissuras ou nódulos.

            A turquesa apresenta-se geralmente opaca, não possuindo, como outras pedras, brilho vítreo e transparência. Um bom polimento pode acentuar a sua cor.

            É comum encontrar a turquesa reconstituída, obtida com gema natural pulverizada, misturada a uma cola e prensada, de modo a ficar compacta o suficiente para poder ser lapidada.

            Suas principais jazidas encontram-se no Afeganistão, Austrália oriental, China (Tibet), Israel, Irã e no sudoeste dos Estados Unidos. As jazidas do Sinai foram exploradas há 4000 anos A.C.. Naquela época, a turquesa era utilizada como pedra ornamental, amuleto ou maquiagem. E na época do romantismo – 1815/48 – a cor azul-celeste da turquesa era a preferida dos apaixonados.

            A turquesa é uma pedra sagrada para muitas tribos americanas. Os navajos usam-na bruta, junto com o coral, para fazer pinturas na areia com o objetivo de fazer chover. Alguns nativos do sudoeste dos Estados Unidos e do México a colocam nos túmulos para guardar os mortos. Nos pueblos (Andaluzia, na Espanha) é comum enterrarem uma turquesa no chão, ao construírem suas casas, como oferenda às divindades. Os xamãs apaches, normalmente usavam em sua bolsa de poder um pedaço de turquesa para atrair poder e cura. Outros índios prendiam um pedaço de turquesa em seus arcos para terem a garantia de flechadas certeiras.  

            Para a cristalterapia, terapia que trabalha com os cristais, usamos a turquesa para resolver problemas de catarata, mucosas, pulmões, sistema respiratório, para os músculos do peito e do pescoço. Atua também diretamente nas células da pele, amaciando e rejuvenescendo. Por isso, aconselha-se usar uma turquesa nos recipientes de cremes hidratantes. Beber uma água com turquesa reduz febres e dores de cabeça.

Nas dificuldades emocionais, a turquesa elimina a ansiedade, equilibra a mente, traz paz interior, sendo ideal para tratamento de pessoas maníaco - depressivas, com idéias de suicídio. Cuida de tristezas profundas, mesmo aquelas que não têm um motivo aparente. Neste caso, o ideal é usá-la junto ao crisoprásio, pedra que nos ensina a ser menos rígidos e duros conosco, amenizando o autojulgamento e aliviando nossas sensações de culpa.

A turquesa facilita a verbalização, promovendo a clareza na comunicação e o equilíbrio da expressão emocional. Representa a paz interior, o estar em paz consigo mesmo e com todos os seus aspectos, devendo ser usada sempre que houver algum conflito interior.

Além de todos esses atributos, a turquesa também é uma pedra de proteção, usada por alguns povos como uma guardiã contra energias negativas.

Um anel ou pingente de turquesa também é usado para defesa contra mau-olhado, doenças, violência, assaltos, acidentes e qualquer outro perigo, além de promover coragem a quem os usa.

Na Antiguidade, alguns cavaleiros prendiam um pedaço de turquesa nas rédeas ou na sela de seus cavalos para protegê-los de quedas e proporcionar uma boa cavalgada. E era usada também por viajantes que se aventuravam – ou aventuram – em lugares perigosos ou politicamente instáveis.

Há quem use a turquesa para atrair dinheiro e obter riqueza. E, em magias de amor, promove a harmonia conjugal, garantindo que as duas pessoas envolvidas se harmonizem. A turquesa atrai novos amigos e reforça as antigas amizades.

Use uma turquesa com você, não importa se bruta ou lapidada, e presenteie a quem você ama. Que o azul-turquesa seja uma constante em sua vida.

Monday
Jul112016

A Amazonita

Do grupo do feldspato, a amazonita também é conhecida como pedra do Amazonas. Não é uma pedra muito dura, possui dureza de Mohs 6. É composta de silicato de alumínio e potássio. Normalmente de cor verde ou verde azulada com traços brancos, opaca, algumas vezes pode ser confundida com o jade e a turquesa. Há importantes jazidas de amazonita no Brasil, EUA, Índia, Madagascar, Moçambique e Namíbia.

            A cor é a característica mais importante das gemas e, na maioria das pedras, não é diagnóstico de identificação, pois muitas têm a mesma cor e uma mesma pedra pode apresentar diversas cores. A cor é produzida pela luz. Luz é uma vibração magnética de determinados comprimentos de onda. O olho humano não pode perceber todas as sutis diferenças de cor. A luz visível se divide em seis partes, cada uma de uma cor particular (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul e violeta). A mistura de todas estas produz luz branca. Se, contudo, certo comprimento de onda é absorvido, a mistura resultante produz uma cor, mas não a branca. Se todos os comprimentos de onda passam através da pedra, ela aparece incolor; se toda a luz é absorvida a pedra aparece preta. Se todos os comprimentos de onda são absorvidos com o mesmo grau, a pedra é branca opaca ou cinzenta. Se, contudo, somente certos comprimentos de onda são absorvidos, a pedra terá a cor resultante da mistura espectral remanescente.

            Está ligada ao elemento terra, agindo tanto no chakra laríngeo quanto no cardíaco, e é chamada de pedra da expressão afetiva. É bastante usada para as pessoas que tem dificuldade de falar de afeto, seja por formação ou por repressão causada por fatos acontecidos em seus relacionamentos. Deve ser usada pelos que são inseguros e tímidos neste sentido. Atua também no chakra frontal (terceiro olho), estimulando a intuição.

A amazonita tem uma poderosa ação filtrante. No nível físico, ela bloqueia o estresse geopático, que é o resultado duma distorção de energias geoelectromagnéticas, vindas do centro da Terra. Essas energias sobem até às nossas casas, provocando grandes desequilíbrios, e degeneram em patologias graves como insônias, perda da energia vital, cansaço permanente, estar depressivo e irritado, hiperatividade etc. Espalhar amazonitas pela casa ou local de trabalho, ajuda a criar uma malha energética que bloqueia os efeitos nefastos destas irradiações. Absorve também as ondas nocivas do micro-ondas e as emanações eletromagnéticas do telefone celular, além de proteger contra a poluição eletromagnética. Pode ser colocada próximo ao micro-ondas ou fixada no telefone  celular com uma fita adesiva.

No nível mental, ela filtra as informações que passam pelo cérebro e as combina com a intuição. É uma pedra extremamente calmante. Tranquiliza o cérebro e o sistema nervoso, além de alinhar o corpo físico com o etérico, mantendo uma saúde perfeita. Ela equilibra as energias femininas e masculinas do ser humano e muitos aspectos da personalidade. É uma pedra que nos ajuda a ver ambos os lados de um problema ou diferentes pontos de vista.

No nível emocional, a amazonita suaviza traumas emocionais, aliviando a preocupação e o medo, além de amenizar energias negativas e irritações.

No nível espiritual, a água de amazonita é bastante benéfica para todos os níveis de consciência. A pedra em si ajuda na manifestação do amor universal.

            Por todos esses motivos, espalhe amazonitas por sua casa e em seu local de trabalho. Coloque-as na estante, em cima da mesa, no peitoril da janela, próximo à porta de entrada. Use uma amazonita como pingente no cordão, como anel, brinco; traga-a com você no bolso da camisa. Não importa se a sua amazonita é bruta ou lapidada, importante é que ela esteja próxima a você. Dê amazonita de presente. Faça a sua parte tornando o mundo um local melhor para se viver.

 

 

 

 

 

 

Page 1 ... 3 4 5 6 7 ... 14 Next 5 Entries »