Wednesday
Aug102016

Grupo do quartzo

As pedras do grupo do quartzo são bastante conhecidas e apreciadas. Acredito que a ametista seja a preferida entre elas, mas o quartzo róseo, o quartzo azul, o verde, o cristal de quartzo e o fumê, além das ágatas, do citrino, do jaspe e das opalas, também merecem um lugar de destaque na mineralogia e na cristalterapia.

Hoje falaremos dos primeiros, quartzos macrocristalinos e irregulares, formados por óxido de silício (SiO2), de dureza de Mohs 7 e portanto, pedras bastante duras.

- Quartzo róseo:

Recebe esse nome devido à sua cor e, assim como a ametista, pode empalidecer se exposto à luz direta do sol por longo tempo. Seu maior fornecedor é o Brasil, mas também é encontrado na Índia, Estados Unidos e Madagascar. É a pedra fundamental do chakra cardíaco, chakra responsável pela forma como digerimos nossas emoções. Cuida do equilíbrio afetivo, da harmonia, elimina a angústia, a depressão, aumentando a autoestima. É a pedra dos afetos puros, do amor incondicional, e deve estar presente em qualquer situação em que se queira recuperar e manter a harmonia. Reduz a agressividade, a mágoa e a ansiedade. É também um excelente calmante, diminuindo a insônia e proporcionando um sono tranquilo e relaxante. Ensina o poder do perdão e desperta o amor espiritual. Em casos de angústia e depressão, pode ser carregado no peito, preso à roupa, no cordão ou no bolso da camisa. E é sempre um ótimo presente; dê quartzos róseos a quem você conhece e melhore a relação entre as pessoas.

Se colocado no ambiente, traz uma sensação de paz e tranqüilidade, despertando bons sentimentos e facilitando a convivência e o companheirismo. Além disso, é analgésico: alivia qualquer situação de dor, física ou emocional. Também é chamado de “pedra do colo” porque traz uma sensação de conforto e consolo a quem o segura nas mãos.

 

- Quartzo azul:

Normalmente de um azul turvo, escuro, é encontrado na Escandinávia, Áustria, na África do Sul e no Brasil. Elimina as interferências e inadequações nas comunicações, facilitando a fluência de expressão. É muito bom para ser usado nos ambientes onde as pessoas não se entendem, dando a impressão de que cada um fala uma língua. Ou por aquelas pessoas que encontram uma inadequação na sua fluência de expressão, ou seja, têm a sensação de isolamento, de que não conseguem se fazer entender, de que falam uma coisa e as pessoas entendem outra, ou de que pensam uma coisa e no final acabam falando outra, ou de que o mundo não as compreende.

 

- Quartzo verde:

Também chamado de Aventurina ou Quartzo Aventurino, foi encontrado casualmente por volta de 1700, e tem suas jazidas mais importantes na Índia, Rússia e Brasil. É a pedra da cura por excelência. Embora todas as pedras verdes tenham grande poder curativo, o quartzo verde é considerado o principal ativador da cura, porque fortalece o tecido muscular e o sangue,além de ajudar a solucionar problemas respiratórios como asma, bronquite, enfisema, rinite e sinusite. É antibacteriogênico, pois impede a proliferação de bactérias, devendo ser utilizado em qualquer processo infeccioso.

Além do seu uso físico, o quartzo verde ou aventurina promove a independência, libera a ansiedade e o medo, acalma os sentimentos ruins, unindo mente, corpo e espírito. Cuida das relações de simpatia e antipatia entre as pessoas, equilibrando os relacionamentos.

As pessoas com distúrbios de pressão arterial, seja alta ou baixa, se usarem um quartzo verde e um quartzo rosa juntos, na região do chakra cardíaco preso num cordão ou à roupa, com certeza terão sua pressão equilibrada.

 

- Cristal de quartzo:

Transparente, seu nome cristal deriva de krystallos – palavra grega que significa gelo – pois na Antiguidade, acreditava-se que o cristal de quartzo ou cristal de rocha era um gelo eterno. É encontrado por todo o mundo e já era conhecido pelos atlantes e lemurianos há muitos mil anos atrás.

Pode ser usado em qualquer Chakra, substituindo qualquer pedra, e em qualquer situação, pois reúne em si todas as cores do espectro solar, e proporciona clareza, harmonia e equilíbrio. O cristal de quartzo é a manifestação mais pura da energia e da luz no plano físico, e porque seus átomos estão em perfeita harmonia, podem permitir a expansão da luz em forma sólida. Os cristais absorvem, transformam, amplificam e distribuem toda energia necessária ao homem, fazendo alterações nas moléculas a nível físico, mental e emocional.

 

- Quartzo fumê:

Recebe este nome devido à sua cor enfumaçada, podendo ser acinzentado, em tons de marrom ou mesmo preto. Pode ser encontrado por toda parte. Ajuda a aumentar a percepção interior, harmonizando nosso Eu interior com o Eu exterior. O quartzo fumê encoraja para experiências novas e dissipa bloqueios do subconsciente. Pode ser colocado próximo a quem medita e/ou relaxa para que a pessoa não se desligue em demasia. Quem está precisando de chão, ou seja, precisando enxergar a vida de uma maneira mais real, poderá usar um cristal fumê no bolso ou como pingente. Só não deverá usá-lo dessa forma por muito tempo, pois como o cristal fumê trabalha a energia do chakra básico, seu uso continuado no chakra laríngeo ou cardíaco poderá causar tensão ou hiperatividade.

            As ágatas, o jaspe e as opalas ficarão para uma próxima oportunidade. E não esqueça: dê pedras de presente e espalhe-as em seu ambiente, pois elas trabalham a nosso favor todo o tempo.

                                                                                                 Luz e paz,

 

 

PrintView Printer Friendly Version

EmailEmail Article to Friend

« A primeira vogal do seu nome: | Main | Turquesa »