Tuesday
Apr212015

O Citrino

Normalmente rotulamos as pessoas antes mesmo de conhecê-las: fulano é simpático, o outro parece brigão, aquele vive rindo à toa... E por aí vamos, gostando de uma sem motivo, evitando a outra sem a mínima razão. Precisamos estar “vazios” de conceitos e preconceitos se queremos realmente conhecer o outro e talvez, adicioná-lo à nossa lista de amigos. Não é assim que desejamos que façam conosco, que nos deem ao menos uma chance para mostrarmos quem somos? É preciso repensar. E a história da primeira impressão é a que fica... Quantas vezes não a substituímos com o tempo?

            Também assim acontece com as pedras, preciosas ou não: uma agrada por sua cor, outra pelo brilho, outra pelo formato. Na minha opinião não deveria ser assim. Deveríamos conhecê-las: precisamos conhecer suas qualidades, componentes, e principalmente os efeitos físicos e emocionais que elas têm a oferecer.

            O citrino, por exemplo, é uma pedra bastante conhecida aparentemente, e normalmente não tão apreciada quanto deveria ser.

            O nome citrino é derivado da sua cor amarelo-limão (citrus). Muitos dos citrinos encontrados no mercado são na realidade ametistas queimadas ou quartzos enfumaçados. A ametista do Brasil se torna amarelo-clara a 470º C, amarelo-escura a parda-avermelhada entre temperaturas de 550 a 560º C. Alguns quartzos enfumaçados já ficam na cor do citrino a 300 – 400º C. Todos os citrinos aquecidos possuem uma tonalidade avermelhada, enquanto os citrinos naturais são predominantemente amarelos pálidos. É preciso cuidado também para não confundir o citrino com o topázio amarelo, o berilo amarelo e a turmalina amarela.

            O citrino é formado de óxido de silício (SiO2) e pertence ao grupo do quartzo. É encontrado no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Rússia, França e Escócia. Está ligado ao elemento fogo e ao Sol, resplandecendo sua brilhante luz amarela. Por simbolizar a luz do sol nascente, é extremamente benéfico para ser usado no início de um ciclo, de um projeto ou de uma nova fase.

            É um grande equilibrador emocional, capaz de nos ajudar a alcançar a realização pessoal e a plenitude. Faz com que se tome uma posição coerente e sincera diante da vida, levando-nos a elaborar melhor nossas escolhas e a querer e conseguir realizar o que de fato desejamos. Combate a falta de iniciativa, fazendo com que se tenha maior clareza de pensamento. É a pedra da alimentação, ou seja, nos diz como nos preenchermos. Uma vez preenchidos, satisfeitos, plenos, ocupamos o espaço que nos pertence, e dentro do qual devemos existir.

            Fisicamente, pode ser considerada a pedra do aparelho digestivo: combate a intoxicação, a prisão de ventre e o diabetes, regulariza o funcionamento das glândulas endócrinas e estimula o sistema físico. Protege, limpa e energiza o plexo solar, nosso terceiro chakra, por onde entram as energias, contra a entrada de energias intrusas, ao mesmo tempo removendo medos e facilitando a percepção psíquica. Através do plexo solar, alinha todos os chakras com o plano etérico. Alivia a depressão e o estresse emocional.  Se você não pode evitar a ida a algum lugar que poderá lhe trazer algum desequilíbrio energético, prenda um citrino na "boca do estômago". Ele impossibilitará a entrada dessas energias.

            Usado na água de beber, atua como um limpador das vias digestivas e dos rins, enfim, de todos os filtros do organismo, até os intestinos. Uma água solarizada de citrino, quartzo branco e ametista regulariza o apetite (falta ou excesso), a obesidade e diminui a vontade de fumar e ingerir bebidas alcóolicas.

Junto com a azurita, o quartzo verde e a ametista, o citrino defende o sistema imunológico, tratando de problemas como a AIDS. A AIDS é uma doença de solidão, um reflexo social dos nossos tempos, uma doença que expressa o isolamento e a não aceitação das pessoas. Ela acontece em geral, com pessoas que não encontraram espaço para expressar o eu.

Já que o citrino é a pedra que cuida da nossa realização pessoal, e nos ajuda a encontrar nosso verdadeiro lugar no mundo, vai cuidar do nosso reconhecimento público, nos trazendo o aplauso e a aprovação, resolvendo assim, qualquer deficiência do nosso sistema imunológico.

Para crianças, o citrino ajuda na formação clara do eu e da personalidade.

            Usado à noite na água de beber ou próximo à cabeceira, remove o medo, evita pesadelos e garante uma boa noite de sono.

 

                                                                          Até a próxima. Amor e Luz,

 

                                                                                           Norma Estrella

 

 

Tuesday
Apr212015

O notável número sete

Muito se atribui ao número sete tanto no que toca ao místico, esotérico quanto em seu aspecto aritmético, matemático. É o único número primo compreendido entre 1 e 10 que não é múltiplo nem divisor de um número de 1 a 10. Isso o torna, ao mesmo tempo, um número de criação e de relação viva entre o divino e o humano.

Na numerologia simbólica temos: 3 (o céu, a criação) + 4 (a terra, matéria) = 7, a totalidade do Universo criado. O processo essencial da “criação” é o mesmo que o da polarização da luz e o de sua decomposição, através do prisma, em raios de diferentes comprimentos de onda, em sete cores visíveis. Estas sete cores são, na verdade, sete raios de criação e reintegração. A cada raio corresponde um Mestre, deva ou anjo tutelar responsáveis por nossa evolução pessoal e do planeta. Quando, depois do dilúvio, uma nova onda de inspiração divina se instaurou sobre a Terra, Deus escolheu o arco-íris como signo da nova aliança com o homem: “Eu ponho o meu arco nas nuvens e ele se tornará um sinal de aliança entre mim e a terra.” _ Gênesis 9, 12.

O número sete está ligado à irradiação da luz. Sete vibrações sonoras estão ligadas às sete vibrações luminosas e à criação.

Segundo o Salmo 29, existem sete “clamores” de Deus que se manifestam nos fenômenos celestes. Havia, em Bizâncio, sete torres “ressonantes”. Simbolicamente, a cada nota musical (7) corresponde um planeta e um número, e possuem, na Cabala, uma letra dupla correspondente.

A flauta de Pã tinha sete tubos; a vinâ, um instrumento muito usado na Índia, possui sete cordas.

Se os sete planos vibratórios da criação existem simultaneamente, eles podem ser considerados emanações sucessivas e hierárquicas da fonte incriada: matematicamente falando, são as sete dimensões do Universo; fisicamente falando, são os sete estados da matéria, onde os quatro elementos são os mais densos.

A linguagem popular se refere ao “sétimo céu” como um estado de plenitude, principalmente no amor. É o plano vibratório mais próximo do Criador.

À imagem dos sete planos do Universo, o homem possui sete corpos sutis, cada um deles formado por sete estágios. Possui também sete centros de força principais chamados chakras.

A torre de Babel tinha sete andares e simbolizava a unidade entre o céu e a terra.

Os sete níveis de consciência são simbolizados, na tradição atlante, pelos sete véus que ocultam Ísis. As dançarinas sagradas do templo executavam a dança dos sete véus que simbolizava esse mito.

Na Cabala, o sétimo Sephiro é Netzach, a Vitória, ligada à Natureza e ao Amor, e simboliza o triunfo do iniciado, ao fim de sua busca.

São sete as direções do espaço (alto, baixo, esquerda, direita, adiante, atrás, em direção ao centro) através das quais a criação se expressa. E em Gênesis 2, 1-3 lê-se: “Seis é estável, acabado, equilibrado, definido _ em seis dias Deus criou o mundo _ mas ele tende ou deve tender para o sete. Sim, Deus criou em seis dias.” E acrescenta “Assim foi acabada, no sétimo dia, Sua obra, que Ele havia feito.”...”E no sétimo dia ele descansou de toda obra que havia feito. Ele abençoou e santificou o sétimo dia porque nesse dia ele repousou da obra que tinha feito.”

Existem sete vezes sete dias do domingo que precede a terça-feira de carnaval até a Páscoa, sete vezes sete dias da Páscoa ao Pentecostes.

O sete está ligado aos ciclos de crescimento do ser humano: sete anos, quatorze anos, vinte e um anos, vinte e oito anos...marcam as etapas do desenvolvimento. Admite-se que “no espaço de sete anos, tudo que compõe o corpo humano se renova inteiramente.” Esses períodos são passíveis de modificações conforme os indivíduos e os povos, mas a média de sete anos é quase constante.

Resumindo, sete simboliza a reintegração da matéria e do espírito, do tempo e da eternidade, em uma unidade única e reconciliada. É o momento em que o homem deixa o que é material e volta-se para o metafísico, o espiritual. E numerosos são os exemplos bíblicos nos quais se encontra o número sete. Quando, em Mateus 18, 22, perguntaram a Jesus “É preciso perdoar sete vezes?” Ele respondeu: “Setenta e sete vezes!”

Até nas histórias infantis, Sinbad contou a Hinbad suas sete viagens; o Barba-Azul teve sete mulheres; os sete anões salvaram Branca de Neve; e, na “Bela e a Fera”, a Fera veio ver a Bela às sete horas e se ausentou por sete dias.

            Sete...notável...a liberdade, a luz, o sucesso e a alegria de viver!

 

                                                                                  Norma Estrella

 

Wednesday
Dec172014

2015 - Um ano de recompensas

Se quisermos saber as energias que o próximo ano nos trará deveremos somar seus algarismos: 2+0+1+5 = 8.

            Assim diremos que 2015 será um ano 8. Um ano oito é tempo de colher o que foi semeado e cultivado desde o ano um. É tempo de receber pagamentos e de pagar dívidas. Se tivermos semeado sabiamente, poderemos esperar o reconhecimento e a recompensa. Eventualmente poderemos ganhar um aumento ou sermos promovidos à posição que desejávamos, com mais responsabilidade e força. Se estivermos planejando um empreendimento comercial, esta é a hora de começarmos a construir uma base sólida para todos os nossos propósitos na área do comércio. A razão deve predominar sobre as emoções e os sentimentos. Devemos encarar a realidade prática e colocar nossas finanças no lado positivo. Poderemos ter sucesso no nível material e, desse modo, tornar nossos projetos financeiramente proveitosos. Sejamos eficientes, organizados e preocupados com resultados tangíveis. Contudo, não poderemos deixar que a tensão do nosso atual empreendimento esgote as nossas energias. É possível que se receba uma herança ou legado. Caso se tenha lançado sementes de amor e de afeto por alguém,  receberemos em troca, amor e afeto, ou até recompensas materiais, dinheiro, propriedades ou algo de valor. Tudo o que recebermos agora, bom ou ruim, é resultado das nossas ações passadas. No nosso caminho para o alto, não podemos esquecer-nos dos amigos nem dos que estão à nossa volta.  Em um ano oito continuamos plantando ao mesmo tempo em que colhemos.

O uso negativo das energias do 8 poderá levar-nos ao excesso de materialismo. Para viver as boas energias de 2015, entre o ano vestindo a cor azul.

Mas, em paralelo à energia do ano, nós também nos movimentamos em ciclos periódicos. Cada um de nós, além da energia de 2015, estará experimentando as vibrações numéricas do seu ano pessoal conforme as influências de seu dia e mês de nascimento. O ano pessoal é o resultado do somatório do dia + mês de nascimento + ano universal (2015). Se você nasceu, por exemplo, em 12 de maio, seu ano pessoal será 7 (12 + 5 (maio) + 8 = 25; 2+5 = 7). Estará vivendo um ano de estudos, de especialização e de se dedicar às atividades intelectuais. Analise suas metas, objetivos e projetos. Ouça sua voz interior. Use as energias deste período para o exercício e a disciplina mental.

            Some então, dia e mês de seu nascimento mais 8 (2015) e veja qual dessas vibrações está reservada para você. Se o somatório for um número maior que 9, some seus dois dígitos para  encontrar apenas um. Mas lembre de que seu ano pessoal começa no dia de seu aniversário. No exemplo citado, o ano pessoal irá de 12 de maio de 2015 a 11 de maio de 2016.

 

Ano 1 – Época de inícios, de realizações e de estabelecer novas metas. Exponha aquelas suas boas ideias. Esteja atento a problemas com ossos ou dentes.

Ano 2 – Ano de carências afetivas e necessidade de se associar. Use de tato, diplomacia e paciência ao lidar com os outros. Esteja pronto a apoiar quem precise de sua ajuda. Cuide de sua alimentação.

Ano 3 – Novos contatos sociais, novas amizades, festas, humor e otimismo. Aproveite e faça algum curso de atualização ou aperfeiçoamento. Não se exceda na bebida.

Ano 4 – Trabalho, oportunidade de ganhar dinheiro. Experimente uma nova função ou atividade profissional. Valorize as tarefas pequenas e rotineiras. Cuide de seu estômago.

Ano 5 – Viagens, novidades, mudanças, grandes paixões. Cuidado para não deixar o certo apenas pelo prazer de experimentar o novo nem gastar mais do que ganhou. Controle sua impulsividade e cuide do sistema nervoso.

Ano 6 – Ano de compromissos e obrigações familiares. Aceite as suas responsabilidades sem reclamar. Não queira modificar as pessoas. Ideal para encontrar um novo amor. É um ano bastante fértil. Não exceda nos gelados: cuidado com a garganta.

Ano 7 – Este é um ano de reflexão, estudos, de aperfeiçoar conceitos já existentes, de busca de autoconhecimento. Cuidado com a tendência a querer ficar só: você poderá precisar dos amigos depois. Trate bem dos seus pés.

Ano 8 – Não exceda em materialismos. Coloque a razão acima dos sentimentos e da impulsividade. Lembre-se de que um ano oito é sempre um período de colheitas de tudo o que você plantou nos últimos anos.

Ano 9 – Este é um ano de terminar o que ficou por fazer e permitir que as coisas antigas se vão. Cuidado com o que comprar e vender, ou assinar, para não ter perdas financeiras. Redobre sua atenção. Cuide da saúde e não negligencie com aqueles exames que vem sendo adiados.

            Se seu último aniversário foi em 2014, você deverá somar dia e mês de aniversário mais 7 (2014). Só somará com 8 (2015) a partir do seu próximo aniversário.

            Para enfrentar as energias deste ano, tenha com você uma pirita, a pedra da autocrítica e do autodiscernimento, aquela que ensina a diferenciar nosso brilho falso do verdadeiro, percebendo nossas ilusões a respeito de nós mesmos. Além disso, fortalece a capacidade intelectual para a assimilação da consciência superior.

                                                                   Luz e Paz. Excelentes recompensas para você,

 

 

Wednesday
Jul022014

Chame hostilidade contra os ciganos por seu nome: a inclusão dos ciganos no próximo Parlamento Europeu e a Comissão

O primeiro passo para combater a hostilidade contra os ciganos é reconhecê-lo como tal, argumenta Martin Demirovski de ENAR, a Rede Europeia contra o Racismo, em um chamado sobre as instituições europeias renovados para tornar a luta contra este fenómeno crescente na Europa uma prioridade.

Martin Demirovski é um especialista de defesa na Rede Europeia Contra o Racismo (ENAR).

30/06/2014 - De 2004 a 2009, o Parlamento Europeu desempenhou um papel fundamental em que convida a Comissão Europeia a desenvolver uma estratégia europeia para os Roma (ciganos), para garantir a inclusão do maior grupo minoritário da Europa. Em resposta a este apelo visionário, em 2010, a Comissão Europeia e o Conselho da União Europeia adaptou um quadro europeu para as estratégias nacionais de integração dos ciganos. No entanto, embora exista o “trabalho no papel” é ainda necessário assegurar a implementação destas estratégias, especialmente em um contexto de aumento da violência racista e discurso voltado para o Roma (ciganos). O linchamento recente de um adolescente cigano na França é apenas o último de muitos desses incidentes de violência em toda a Europa.

Isso vai exigir debate contínuo e aberto entre Roma (ciganos) e as partes interessadas não ciganas, e as instituições europeias, sobre a forma como a pressão sobre os Estados membros da UE serão garantidos e terá de ser uma prioridade para a nova Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, 2014-2019.

É fundamental que o próximo Parlamento Europeu continue a ser "uma força motriz" na inclusão dos ciganos na UE. Apesar do aumento em assentos racistas e xenófobos (Xenofobia - aversão a pessoa ou coisas estrangeiras), os principais partidos no Parlamento Europeu terão de falar a mesma língua em defesa dos valores fundamentais da UE da igualdade e da proteção dos direitos fundamentais. Só uma visão coerente irá garantir que ciganos se tornem cidadãos iguais da Europa.

Infelizmente, como Aidan McGarry, autor do artigo "O dilema da política de Roma da União Europeia", ciganos são tratados como um"grupo social com um problema social específico" nas políticas ciganas europeias atuais, sem ter em conta o fato de que o racismo contra o cigano é um fator crucial. A falta de respeito por uma "política de reconhecimento" põe em risco, assim, a futura implementação de políticas de ciganos da UE. Na verdade, o combate à discriminação racial / hostilidade contra os ciganos é uma pré-condição para a inclusão de sucesso dos ciganos na Europa, como ativistas ciganos têm sublinhado, e está atualmente em falta nas estratégias nacionais de integração dos ciganos.

Com um novo Parlamento Europeu e da Comissão Europeia a partir de julho, há uma oportunidade de ouro pela frente para repensar e, se necessário, alterar as políticas de inclusão cigana.

Um passo para frente seria fazer da luta contra a discriminação / hostilidade contra os ciganos se tornar um pilar adicional nas políticas europeias existentes ciganas. Para alcançar isso, o Parlamento Europeu poderia, por exemplo, incluir a tarefa Agência Europeia dos Direitos Fundamentais para conduzir pesquisas a nível europeu sobre hostilidade contra os ciganos e publicar um relatório em que se chamaria isso de forma específica de racismo pelo seu verdadeiro nome. Se o relatório apresentar resultados alarmantes, o Parlamento Europeu deverá dar uma oportunidade política para agir -  agir de maneira que irá reconhecer hostilidade contra os ciganos e pedir à Comissão para trabalhar na prevenção deste fenômeno. Além disso, a dinâmica atual do Quadro de Roma (ciganos) da UE, o Parlamento Europeu terá um canal oficial e permanente de comunicação com as ONGs envolvidas na implementação das estratégias nacionais de integração dos ciganos. Só através do diálogo estreito e contínuo com as ONGs e outras agências, o EP vai ser capaz de fazer avançar a inclusão dos ciganos na UE.

O reconhecimento formal da hostilidade contra os ciganos a nível da UE iria enviar uma mensagem política forte, como foi feito anteriormente com o reconhecimento do antissemitismo na Europa - especialmente em um contexto de crescente influência dos discursos racistas e xenófobos.

Link: http://www.euractiv.com/sections/future-eu/call-anti-gypsyism-its-name-roma-inclusion-next-european-parliament-and

Sunday
Jun222014

Dia 13 de julho de 2014.

Quais as energias deste dia, como podemos saber? Os dias possuem uma vibração (energia) pessoal e outra universal.

Para calcularmos a vibração universal, somamos dia, mês e ano. Assim, o dia 13 de julho de 2014 será um dia de vibração nove, pois 13 + 7 + 2014 = 2034; 2+0+3+4 = 9. Nove está ligado à finalização de um ciclo, de uma atividade, um relacionamento, em que já começa a haver uma preparação para o ciclo ou a atividade seguinte. É o número do término e do que renasce, a trindade na glorificação das forças cósmicas no mundo do espírito, alma e matéria.

Para sabermos a vibração pessoal, basta compararmos o dia que queremos calcular ao dia de nosso aniversário. Para ser um dia propício é preciso que os dois dias comparados pertençam ao mesmo elemento. Por exemplo, o dia 13 pertence ao elemento terra, porque 1+3 = 4, e quatro pertence ao elemento terra.

1, 9      - elemento fogo

2, 7       - elemento água

3, 5, 6   - elemento ar

4, 8       - elemento terra

 

É um dia bastante propício para uma pessoa que faça aniversário no dia 4, 8, 13, 17, 22 ou 26 não importa de que mês seja.

No dia 13 de julho acontecerá o último jogo da Copa do Mundo 2014. Ótimo dia para a finalização de um campeonato, principalmente da grandiosidade deste em que estão envolvidos diversos países. A energia é de finalização e de perda: um vencedor e um perdedor. Li uma vez, de um comentarista esportivo, não lembro quem, que o terceiro lugar é sempre mais bem-vindo que o segundo: o segundo perdeu para o primeiro, o terceiro foi melhor que todos os outros. Será então, um dia de finalização e de início. Início para o vencedor de mais uma etapa de reconhecimento, de vitórias, de ser aclamado o melhor do mundo, o melhor entre os melhores. Início também para o perdedor de novas reflexões, novas técnicas talvez, novas personalidades envolvidas, novas táticas, novos preparativos para um novo ciclo até o próximo campeonato.

Assim é o nove; assim a energia do dia 13 de julho.

E será benéfico a quem? Suponhamos – e todos torcemos para isso – que a Seleção do Brasil esteja lá, lutando para ser a primeira.

 A Seleção Brasileira de Futebol foi formada, oficialmente, com a fundação em 1914 da Federação Brasileira de Sports, a atual CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que adotou o nome atual em 1979. Antes, porém, a CBF já se chamou Federação Brasileira de Futebol em 1915 e Confederação Brasileira de Desportos (de 1916 a 1979). O primeiro jogo oficial da seleção brasileira aconteceu no dia 21 de julho de 1914. Tomemos esta data como aniversário da seleção. Dia 21. 2+1=3. Três pertence ao elemento ar.

Comparando a energia do dia 13 de julho (jogo Final) à do dia 21 de julho (aniversário), concluímos que não é um dia propício à nossa Seleção, pois cada dia pertence a um elemento diferente, terra e água. Terra é um elemento ligado ao físico e aos assuntos práticos; água é introvertida, emocional. A combinação entre os dois é bastante restritiva, criando bloqueios e dificuldades.

Então, vamos torcer ainda mais e esperar que a incompatibilidade entre as vibrações numéricas dos dias envolvidos não nos impeça de gritar HEXA ao final do jogo.

Até a próxima. 

Page 1 ... 5 6 7 8 9 ... 14 Next 5 Entries »