Limpeza e energização dos cristais
Ao adquirir um cristal de quartzo ou qualquer outra pedra, seja para usá-lo com outras pessoas ou como cristal pessoal, deve-se limpá-lo e energizá-lo como primeiro passo. E como proceder?
Métodos de limpeza:
- Água e sal grosso: é o mais comum. Coloque água com sal grosso dentro de um recipiente de vidro, transparente e deixe o cristal mergulhado aí por três horas. Findo este período, lave o cristal na água corrente (da bica), mantendo a ponta virada para baixo.
- Cachoeira, mar ou rio: basta lavar seus cristais nessas águas e eles estarão limpos e enrgizados.
- Chuva: deixar o cristal em um local onde possa pegar chuva também irá limpá-lo e energizá-lo, principalmente se houver descarga elétrica (raios e trovoadas).
- Defumação: acenda um incenso e vá defumando cada uma das faces do seu cristal pelo tempo que achar necessário.
- Sopro: inspire mentalizando luz branca ou violeta e expire sobre cada face de seu cristal, soprando levemente (sopro frio), com a intenção de limpá-lo.
- Drusa: deixando suas pedras sobre uma drusa de cristal de quartzo branco por vinte e quatro horas, elas ficarão limpas e energizadas. Toda drusa é autolimpante e autoenergizante.
Métodos de energização:
- Sol: depois de ter limpado o seu cristal, deixe-o num lugar onde possa receber a luz do sol. Faça isto pela manhã, retirando-o antes do meio-dia.
- Lua: se quiser energizar o seu cristal com uma energia feminina, intuitiva, yin, deixe-o num local onde possa receber diretamente a luz da lua. Observe a fase em que a lua se encontra: use a fase minguante se desejar diminuir um sentimento ou uma doença; use crescente ou cheia para "aumentar" a energia do seu cristal, e nova se desejar fazer alguma mudança ou transformação, se quiser mudar de fase.
- Lua/Sol: poderá deixar o cristal exposto à luz da lua durante toda a noite e retirá-lo pela manhã, antes do meio-dia. Dessa forma estará energizando o seu cristal com energia masculina e, ao mesmo tempo, feminina, equilibrando os opostos.
- Terra: enterre o seu cristal por um período mínimo de três horas e máximo de vinte quatro horas, e você estará energizando-o com energia telúrica, da terra. Um cristal energizado dessa maneira ajuda a "dar chão" a quem tem dificuldade de concentração ou concretização.
- Mãos: gire seu cristal entre suas mãos até senti-lo quente, mentalizando luz branca ou violeta e a passagem de energia das suas mãos para o cristal.
- Chuva: a chuva com descargas elétricas limpa e energiza o seu cristal.
- Drusa: toda drusa é autolimpante e autoenergizante, além de poder limpar e energizar qualquer pedra.
Programação:
Se você quer usar seu cristal para um fim específico, poderá programá-lo. Segure o cristal com a mão direita, aponte para o terceiro olho (chakra frontal, localizado entre as sobrancelhas) e diga ao cristal a função esperada. Repita a operação por sete dias.
Depois de algum tempo, se desejar usá-lo para outro fim precisará desfazer essa programação, tornando a limpá-lo. Limpe seu cristal, energize-o e ele estará pronto para novo uso, podendo ser reprogramado ou não.